*** 17º vinho comentado pela "Confraria Brasileira de Enoblogs" escolhido pelo "Vinho para Todos". Leia também os comentários dos outros blogs acessando nos links em "Indicações para colheitas".
Trivento Bodegas y Vinhedos foi fundada em 1996 em Mendoza, e traduz em seu nome os três ventos singulares que sopram sobre as terras Mendocinas (vento frio POLAR, vento quente ZONDA e o vento fresco SUDESTADA), forjando o contínuo desenvolvimento das vinhas, com excelentes condições para que elas se expressem em sua plenitude, crescendo e amadurecendo naturalmente.
Saí a procura deste vinho e achei esta última garrafa no Carrefour a um preço de R$ 16,90. A primeira impressão de quando eu vi a garrafa era de que eu já havia visto aquele rótulo em outro vinho. Vocês podem conferir (aqui). Quem copiou de quem, ou mera coincidência? Várias pernas lentas e irregulares se formaram na taça. Cor rubi e aromas de frutos vermelhos, geléia de ameixa, em determinado momento senti um cheiro de "goiabada" (esta eu lembrei da Rafaela do Le vin au Blog) o álcool era presente mas sem incomodar. No palato um vinho refrescante, com ótima acidez, álcool equilibrado (13,5%) e taninos presentes e uma pequena adstringência. Pouco corpo e um final de curto para médio, não se sentia presença de madeira. Levando-se em conta que é um vinho jovem e pelo baixo valor pago, tem uma boa relação custo-benefício. Um vinho bom para se tomar informalmente.
1 de julho de 2008
Trivento Pinot Noir 2007
Postado por
Colheita de Vinhos
às
09:25
Marcadores: Argentina, Pinot Noir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
olá confrade!
Excelente a observação da embalagem. Realmente alguém copiou e eu acho que provavelmente foi a Trivento, já que ele é mais novo. Quem sabe?
De qq forma gostei do vinho tb.
abs!
Alexandre
Obrigado pela visita Alexandre,
Seu blog está adicionado!
abraços
Obrigado pelas dicas!
vou experimentar e depois comento lá no blog.
abs!
Alexandre
Poxa, eu não encontrei o vinho. Procurei aqui no Rio em tudo que é lugar, mas nem na Expand (que trabalha com a Trivento) tinha.
Engraçado é que um dia antes de fazer o DegustEno eu havia o encontrado no Graal, aqueles postos de viagem no meio das estradas.
Bom, fica para o próximo mês. Mas valeu a indicação, já sabemos que podemos confiar nesse pinot.
Abraço.
Olá Imfernandes,
Também tive dificuldade para encontrar este vinho. As lojas que eu sabia que tinha o Trivento estava em falta. Fui achar esta ultima garrafa no Carrefour neste Domingo ultimo ...
Mas é muito bom ver que vários blogs estão participando ...
Grande abraço,
Guilherme
Postamos o vinho.
Abs.,
Guilherme,
quando tomei o Trio, não o achei melhor que o Casillero. Era o de Merlot em maior porcentagem. O achei alcoolico. Mas, não decantamos e pode ser que isso tenha interferido.
Mas pelo preço dele, não me entusiasmei a comprar um exemplar.
Imfernandes,
O Trio que provei foi o Cabernet Sauvignon, Shiraz e C.Franc 2006 com (70%, 15% e 15% respectivamente).
O vinho tem 14,5% de teor alcoólico !!! é ... precisa decantar um pouco antes de provar ...
Abraços.
Guilherme
Consegui algumas garrafas desse Trivento com o pessoal da Wine Premium (winepremium.com.br). Já consumi uma e o resto vou consumir amanhã, com os confrades da Vinho & Idéias. Já tenho minha opinião a respeito desse vinho, vou pôr quinta no blog Avaliador de Vinhos. Mas já vou adiantando que, na faixa de preço dele, é provavelmente um dos melhores pinot noirs no mercado.
Saúde, amigos!
O Vinho de novembro da Confraria de Enoblogs será o argentino Latitud 33 Malbec 2007.
Postagem para 1 de nov. de 2008.
Abraços.
Postar um comentário